O remédio é a crítica Machado de Assis

ISBN:

Published: August 20th 2015

Kindle Edition

337 pages


Description

O remédio é a crítica  by  Machado de Assis

O remédio é a crítica by Machado de Assis
August 20th 2015 | Kindle Edition | PDF, EPUB, FB2, DjVu, AUDIO, mp3, RTF | 337 pages | ISBN: | 7.28 Mb

Desnecessário reiterar a importância de Machado de Assis, “primeiro prosador da língua e mais completo homem de letras do Brasil”, segundo Afrânio Coutinho. Ora, se Machado é o nosso grande modelo de escritor, por que não lhe confiar também o juízoMoreDesnecessário reiterar a importância de Machado de Assis, “primeiro prosador da língua e mais completo homem de letras do Brasil”, segundo Afrânio Coutinho. Ora, se Machado é o nosso grande modelo de escritor, por que não lhe confiar também o juízo sobre os escritores e a literatura?

Aliás, se há algo que transparece nesses ensaios, cartas, artigos e necrológios que coligimos é que o imenso talento do Bruxo do Cosme Velho estendia-se igualmente sobre a obra alheia, sempre mostrando uma profunda preocupação com a qualidade da vida literária brasileira – um tema hoje mais pertinente do que nunca. Em suas próprias palavras:“Qual o remédio para este mal que nos assoberba, este mal de que só podem triunfar as vocações enérgicas, e ao qual tantos talentos sucumbem?

O remédio já tivemos ocasião de indicá-lo em um artigo que apareceu nesta mesma folha: o remédio é a crítica. Desde que, entre o poeta e o leitor, aparecer a reflexão madura da crítica, encarregada de aprofundar as concepções do poeta para as comunicar ao espírito do leitor- desde que uma crítica conscienciosa e artista, guiar a um tempo, a musa no seu trabalho, e o leitor na sua escolha, a opinião começará a formar-se, e o amor das letras virá naturalmente com a opinião.

Nesse dia os cometimentos ilegítimos não serão tão fáceis- as obras medíocres não poderão resistir por muito tempo- o poeta, em vez de acompanhar o gosto mal formado, olhará mais seriamente para sua arte- a arte não será uma distração, mas uma profissão, alta, séria, nobre, guiada por vivos estímulos- finalmente, o que é hoje exceção, será amanhã uma regra geral.”



Enter the sum





Related Archive Books



Related Books


Comments

Comments for "O remédio é a crítica":


wild-about-hunting.com

©2014-2015 | DMCA | Contact us